Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pimenta com Limão

food styling || recipes || photography

Pimenta com Limão

food styling || recipes || photography

11 de Abril, 2020

Óleo Picante Fumado Com Especiarias

óleo picante fumado

 

O óleo picante é um dos ingredientes que tenho sempre à mão na minha cozinha. O problema é encontrar um óleo picante de qualidade no mercado. Normalmente o que encontramos disponível ou é demasiado picante, ou pouco picante, ou o óleo de base é fraco, ou então é apenas picante, sem graça nenhuma…

Como é que resolvi o problema? Criei a minha própria receita de óleo picante com especiarias!

A receita que se segue representa o meu gosto pessoal, mas podem acrescentar ou retirar especiarias à vontade. Só não retirem o picante porque vai ligeiramente contra a ideia deste óleo.

A receita é simples mas é preciso cuidado para não queimar as especiarias, caso contrário ficam com um óleo que vai ser apenas picante e insuportavelmente amargo.

Dizem que o primeiro óleo é o que dá o aroma, o segundo é o que dá o vermelho intenso e o terceiro é o que extrai o picante da malagueta. Não sei se será mesmo assim, mas mal também não faz.

Aconselho também a que utilizem uma técnica chinesa, que consiste em adicionar o óleo à malagueta em 3 fases. Dizem que o primeiro óleo é o que dá o aroma, o segundo é o que dá o vermelho intenso e o terceiro é o que extrai o picante da malagueta. Não sei se será mesmo assim, mas mal também não faz.

 

óleo picante fumado

 

Ingredientes:

400ml óleo de girassol

10g gengibre fresco, cortado fino

1 c. chá pimenta da Jamaica, grão

1 c. sopa zimbro, baga

3 folhas de louro

1 pau de canela

2 dentes de alho, esmagados

1 c. chá sementes de coentro

7 cravinhos

5 c. sopa de malagueta em flocos

2 c. sopa pimentão doce fumado

¼ c. chá sal fino

Preparação:

  1. Leve ao lume numa panela o óleo e todos os ingredientes com exceção da malagueta, do pimentão e do sal
  2. Assim que o óleo atingir os 180ºc (se ainda não tem um termómetro esta é uma boa desculpa para comprar) espere um minuto e retire do lume
  3. Retire com uma escumadeira, ou com o utensílio que quiser desde que não se queime, todas as especiarias do óleo
  4. Numa taça resistente ao calor misture o pimentão, a malagueta e o sal. O sal aqui vai servir para ajudar a fixar a cor fantástica deste óleo. Depois de misturadas as especiarias abra um pequeno buraco no meio, assim quando verter o óleo a probabilidade de as queimar é muito menor
  5. Verta então 2/4 do óleo no centro da taça – para o aroma – espere 2 minutos e verta mais ¼ do óleo – para a cor – mais 2 minutos e verta o restante óleo – para o picante
  6. Deixe arrefecer e guarde num recipiente hermético. Eu gosto de guardar uma parte filtrada numa garrafa e outra parte com a malagueta num frasco.

 

O que achou da receita? Já sabe, se tiver dúvidas é só perguntar nos comentários!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.